O Loft Delfino é um daqueles projetos que surpreende pelas soluções para otimização de espaços. Acreditam que são apenas 35 m² de área social?
No total, temos 58 m² magicamente aproveitados. Aqui, integramos o living e a cozinha através de um espaço flexível, com dois layouts possíveis. No primeiro, temos as poltronas que criam um amplo espaço de convivência;
Este é o segundo layout da foto que publicamos ontem. Os pufes e cadeiras do living, que vocês viram no post anterior, também servem de apoio para a mesa de refeições neste caso. Essa mesa foi feita com rodízios para poder ser movimentada de acordo com a usabilidade desejada. Quando não for usada como mesa, ela fica acoplada ao móvel da TV, fazendo a vez de aparador. Arrasta para o lado para ver como ela fica recolhida!
Ou seja, aqui a chave é a versatilidade: na primeira foto, o espaço para refeições permite receber mais pessoas e, na segunda foto, a peça serve como apoio para o cantinho do bar. Vale lembrar que essa dinâmica funcionou super bem para as necessidades do nosso cliente, que priorizava espaços amplos em uma área reduzida.
Também queremos falar um pouco sobre a escada: aproveitamos o desenho original, retiramos os guarda-corpos antigo e, como ela tem um desenho todo irregular, encaramos a mesma como uma peça escultural, destacada não só pela forma, como também pelo tom amadeirado que aqueceu a paleta.
Já pensou ter uma cozinha camuflada na área social?
Foi o caso do Loft Delfino, onde precisamos propor soluções inteligentes para que este espaço funcional não roubasse a elegância e amplitude do living. Por isso, fizemos a cozinha como uma black box, com as portas da geladeira camuflada no móvel e a monocromia dos elementos (marcenaria, pedras, eletrodomésticos, torneira e até ar condicionado). Assim, nossa visão capta tudo como um conjunto preto, minimalista e atemporal.
Ah, e repararam no espelho vertical? Ele fica do lado da porta de entrada, de modo que a gente consiga se ver de corpo inteiro ao entrar ou sair do apartamento.
No Loft Delfino, visamos integrar os 4 ambientes: living, cozinha, jantar e terraço. A porta janela, que traz luz natural para o espaço, se abre para essa linda vista do terraço. Temos aqui uma extensão da sala, com dois sofás, paisagismo e até apoio para churrasco, trazendo conforto e criando um ótimo espaço para receber.
No andar superior – aproveitando cada centímetro do espaço e iluminação natural – temos o dormitório, seguindo a mesma linguagem urbana da área social.
Aqui temos um espaçoso armário, com 8 portas muito bem divididas, com vidro canelado que colabora também para a sensação de amplitude do quarto. O preto é utilizado para criar um senso de unidade e camuflar o ar condicionado.
A linguagem das cores e acabamentos segue toda a identidade visual da área social, perceberam que o acabamento do sofá e do recamier são os mesmos?
O banheiro, também no pavimento superior, segue os traços industriais. O vidro canelado, também no armário do quarto, o revestimento Pietra Lombarda, trazem brutalidade e imponência pro espaço!
Cimento, tons de cinza, preto, e couro trazem conforto e materializam a linguagem masculina proposta para esse projeto, refletindo a personalidade do cliente!
Gostou do projeto? Entre em contato com nosso time e vamos conversar!
Por
Mariana Pesca
CEO e arquiteta fundadora do escritório Mariana Pesca Arquitetura.