Tivemos o prazer de desenvolver a convite da @4elementosoficial, esse projeto incrível! Carinhosamente o nomeamos de Espaço Bourbon, um espaço que, assim como o nome sugere, é amadurecido pelo tempo e tira seu partido conceitual do centenário da Semana de Arte Moderna de 1922 e do período modernista brasileiro.
Igualmente como a Arte Moderna Brasileira, o projeto se utiliza de uma simbiose de luz, sombra, acabamentos, cores e histórias contadas pela arte, que aqui se traduzem como peças de design icônicas. Um espaço de pura expressão da personalidade e amadurecimento do design nacional.
O Espaço Bourbon relembra um viver modernista, amadurecido pelo tempo e marcado por peças de designers brasileiros expressivos, como Sérgio Rodrigues e Paulo Mendes da Rocha. Arquitetamos também, junto com designers contemporâneos, o DNA dessa maturidade, representado no mobiliário de vários designers, como Roberta Banqueri, Guilherme Wentz e Studio 7.
Entre os elementos e peças de destaque, temos a poltrona Gio, de Sérgio Rodrigues. Seu conceito conversa muito com o espaço projetado, nas laterais da poltrona existem dois pinos que podem ser retirados para ajustar a concha em três posições diferentes, para se sentar formalmente ou mais relaxado, assim como o espaço propõe: negócios e bom whisky. Um clássico atemporal.
O piso espinha de peixe amadeirado – fornecido pela @galeriahaiko – e o couro trazem a memória afetiva do passado. Aqui, o orgânico e o ângulo reto entram em harmonia, assim como as luzes, que complementam as artes selecionadas e a escuridão estratégica, trazendo um toque de conforto e sobriedade.
Os brises trazem privacidade, nuances de cores e aquecem o local, juntamente com a paleta de cores pensada de forma estratégica.
Assim como o jogo da luz e da sombra, o rodameio tem um papel muito importante para o projeto. Além da estética, ele emoldura as artes, cria encaixes de forma harmoniosa para as peças e brinca com cheios e vazios.]
Entre as peças protagonistas desse espaço, temos o sofá Crio, da designer @robertabanqueri. Abraçando e recepcionando quem chega, a peça traduz o permanente, o acolhimento e a elegância.
Para nós, cada projeto precisa transparecer a alma do cliente. E neste projeto, mesmo se tratando de uma marca e vitrine, não poderia ser diferente: os elementos se harmonizam para traduzir a alma e sofisticação característica da 4 Elementos.
“Um viver modernista que pode estar aqui, do outro lado do mundo e em qualquer época.”
Gostou do projeto? Entre em contato com nosso time e vamos conversar!
Por
Mariana Pesca
CEO e arquiteta fundadora do escritório Mariana Pesca Arquitetura.